APHORT
 
  
 

  
 
 
 
 
  Mensagem do Presidente
Num projeto-piloto organizado pela APHORT,
Formação pioneira junta IEFP e hotéis do Porto para recrutamento no setor da hotelaria e restauração

A apresentação do programa conta com a presença dos Secretários de Estado do Turismo e do Emprego e com a participação de alguns dos principais hotéis da cidade. Através de formação em contexto real, o objetivo desta ação passa por qualificar os candidatos tendo em conta as verdadeiras necessidades do setor, envolvendo diretamente as empresas nesse processo e facilitando a transição para o mercado de trabalho.

Teve lugar no dia 14 de fevereiro, às 15h30, a apresentação oficial do programa “Aprendizagem dá Emprego”, uma iniciativa pioneira a nível nacional levada a cabo pela APHORT –em colaboração com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, que contará com a presença da Secretária de Estado do
Turismo, Ana Mendes Godinho, e do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita.
 
Procurando dar resposta às reais necessidades do mercado de trabalho na área do turismo, este é um projeto-piloto de aprendizagem que envolve as próprias entidades empregadoras na administração da formação aos candidatos. Neste âmbito, a componente prática da formação é dada em contexto real de trabalho, por um tutor designado por cada uma das empresas em questão. A componente teórica fica a cargo do IEFP, sendo o programa formativo desenhado à medida, de acordo com necessidades concretas identificadas pelos associados da APHORT. O IEFP fica ainda responsável pela formação pedagógica dos tutores das empresas. Com uma duração de três anos, as primeiras ações que irão inaugurar este modelo visam formar técnicos nas áreas de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar.

Entre as empresas que aderiram a esta iniciativa e que irão formar os primeiros candidatos contam-se alguns dos principais hotéis do Grande Porto, nomeadamente: Sheraton Porto Hotel & Spa; Porto Palácio Hotel Congress & Spa; Crowne Plaza Porto; Intercontinental Porto – Palácio das Cardosas; The Yeatman; The Artist Hotel; The House Ribeira Hotel; Holiday Inn Porto Gaia.
 
Para além de participarem ativamente no processo de recrutamento e na seleção dos formandos, estas empresas assumem o compromisso de atribuir uma bolsa a todos os participantes no último ano de aprendizagem e ainda de empregar os candidatos que concluam a formação com aproveitamento.
   © 2008 - APHORT Home   |   Favoritos   |   Recomendar   |   Comente este Site   |   Privacidade